PROGRAMA ERASMUS+1 – KA121 – ENSINO ESCOLAR
Projeto 2024-1-PT01-KA121-SCH-000222593
Formulário de inscrição de alunos (o prazo termina a 30/09/2024)
Critérios de seleção de alunos para as mobilidades
Critérios de seleção de Docentes/Não Docentes e Técnicos para acompanhamento de alunos nas mobilidades
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PROGRAMA ERASMUS+1 – KA121 – ENSINO ESCOLAR
Projeto 2023-1-PT01-KA121-SCH-000130811
Ficha de inscrição para as mobilidades (o prazo terminou a 15/10/2023)
Critérios de seleção para as mobilidades
Lista de participantes selecionados (encontram-se afixadas na EBSVT)
https://padlet.com/erasmusmais12/erasmus-2023-1-pt01-ka121-sch-000130811-8k4gvehr0wkgg3w4
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CONCURSO PARA A CRIAÇÃO DO LOGÓTIPO DO CLUBE EUROPEU DO AEVT
O Clube Europeu do AEVT promove um concurso para a criação de um logótipo, que será utilizado nos materiais de divulgação e nas atividades desenvolvidas.
Regulamento do concurso do Logotipo do Clube Europeu do AEVT
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Programa Erasmus+ Educação e Formação 2020 - Ensino Escolar
Ação Chave 2-2020-1-RO01-KA229-080106
"Bullying and cyberbullying in the world of silence and not only"
Critérios de seleção para as mobilidades
Ficha de Inscrição nas mobilidades
Ficha de Inscrição nas mobilidades - 2ª fase
Ficha de Inscrição nas mobilidades - 3ª fase
Regulamento do concurso do Logotipo do Projeto
A “Scoala Profesionala Speciala pentru Deficienti de Auz "Sfanta Maria", Bucareste- Roménia, apresentou uma candidatura à Ação Chave 2 do Programa Erasmus+ Educação e Formação 2020, no setor do Ensino Escolar (KA 2), tendo como objetivo alcançar os objetivos estratégicos comuns aos seis parceiros: Roménia, Portugal, Macedônia, Turquia, República Checa e Eslováquia.
O projeto intitulado “Bullying and cyberbullying in the world of silence and not only - Be CyberWise!”, foi aprovado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação da Roménia.
O Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel, parceiro português, envolverá neste projeto 14 alunos e 7 professores.
Nas atividades do campus, com os programas estabelecidos por equipas responsáveis, os alunos desenvolverão as habilidades de inglês, linguagem gestual, habilidades sociais, cívicas, interculturais necessárias para sua inclusão social, role play, dramatização e terapia de socialização. Durante o projeto, serão criados materiais eletrónicos, bullying e prevenção. O caráter inovador do projeto consiste em traduzir as informações em linguagem gestual, que será disponibilizada na plataforma criada para disseminação do projeto.
Os professores participantes desenvolverão/melhorarão as capacidades de autocontrolo e empatia. Os participantes fortalecerão os seus conhecimentos de Inglês e as habilidades necessárias para combinar educação formal e não formal no ensino para tornar a educação mais atraente. Conhecer aspetos comuns do bullying e do cyberbullying dotará os professores e dará oportunidade de moldar personalidades capazes de defender e prevenir o bullying e o cyberbullying das escolas.
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Programa Erasmus+ Educação e Formação 2020– Ensino Escolar
Projeto Ação Chave 1-PT01-KA101-078056
“As Expressões: Realidades do Ensino em Contexto Escolar”
Critérios de seleção de professores para as mobilidades
Ficha de inscrição para as mobilidades (o prazo terminou a 29/10/2020)
Ficha de inscrição para as mobilidades - 2ª fase
O Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel apresentou uma candidatura à Ação Chave I do Programa Erasmus+ Educação e Formação 2020, no setor do Ensino Escolar (KA 1).
O nosso o projeto intitulado “As Expressões: Realidades do Ensino em Contexto Escolar” – ERECE, foi aprovado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, com uma subvenção para 10 mobilidades nas modalidades Job-Shadowing e Structured Courses/Training Events.
O projeto ERECE constitui um desafio para todos na medida em que pretende abranger toda a comunidade escolar, procurando-se estabelecer a ponte entre o mundo das Expressões e os programas curriculares dos vários ciclos e a contribuição do papel das artes como parte integrante do quotidiano da comunidade escolar.
A oportunidade de confrontar e experimentar novas abordagens e metodologias, juntamente com a aprendizagem de uma língua estrangeira num contexto de ensino europeu, contribuindo para consolidar as competências dos professores.
A nossa realidade escolar abarca diferentes aspetos que necessitam de ser melhorados e muitos deles encontram-se relacionados com o ensino, nomeadamente, a melhoria da qualidade das formações com um ajuste da oferta formativa aos docentes, o trabalho cooperativo/colaborativo entre o docente e especialistas e ainda a necessidade de novos e melhores recursos materiais e humanos para corresponder às expectativas e necessidades do aluno.
Pretendemos dotar os docentes de estratégias inovadoras que potenciem a motivação dos alunos para a participação nas atividades propostas em contexto de sala de aula, projetos e atividades extracurriculares.
O ERECE visa nesta experiência, de uma forma mais específica e centrada:
1. Alterar / adaptar dos métodos de ensino de forma a torná-los mais atraentes para os estudantes, tornando-se eles próprios, mais criativos.
2. Adoção de estratégias para promover a integração no coletivo;
3. Adquirir / desenvolver uma consciência crítica sobre a estética, através de estímulos diferenciados.
4. Construir consenso como forma de ensino/aprendizagem comum;
5. Promover a articulação das disciplinas/conteúdos curriculares, numa ação construtiva e integradora da escola;
6. Desenvolver e dinamizar canais de comunicação pedagógica e estética, dentro e fora da escola;
7. Promover a articulação vertical e horizontal das diferentes disciplinas do currículo;
8. Aproximar a escola da comunidade local e da família, através de um maior conhecimento da cultura local, regional e europeia.Paralelamente, pretendemos que os participantes possam apoiar a implementação e o desenvolvimento de projetos, criando no Agrupamento uma política escolar de internacionalização, especialmente junto dos alunos a consciência e construção de uma identidade de cidadão europeu.
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Programa Erasmus+ Educação e Formação 2019 – Ensino Escolar
Projeto Ação Chave 1- N.º 2019-1-PT01-KA101-060366
“Educar na diferença, aprender com a inclusão”
Critérios de seleção de professores para as mobilidades
Ficha de inscrição para as mobilidades (o prazo terminou a 04/02/2020)
O Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel apresentou uma candidatura à Ação Chave I do Programa Erasmus+, no setor do Ensino Escolar (KA 1). O nosso projeto, intitulado “Educar na diferença, aprender com a inclusão”, foi aprovado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, com uma subvenção para 12 mobilidades na modalidade Job-Shadowing, na Sérvia, Eslovénia e Roménia.
O projeto "Educar na diferença, aprender com a inclusão" surge da vontade de um conjunto de professores e outros agentes da comunidade educativa, por considerarem de vital importância a participação em projetos europeus, para que com base nesta experiência, passem a conhecer melhor os sistemas educativos europeus “in loco”, permitindo uma melhor aquisição de métodos e técnicas nas escolas da UE, permitindo a consolidação de conhecimentos e competências.
A participação neste projeto (Job-Shadowing) prende-se essencialmente com a observação de habilidades em contexto de sala de aula e como os alunos interagem no recreio e como agem com os seus pares. Desta forma será possível a análise de outras realidades a troca de ideias com os parceiros, dotando os professores de estratégias, com o intuito de reforçar a consolidar as ideias/ações numa escola ainda mais inclusiva. Com uma concetualização da Educação Especial em que pretendemos uma escola aberta à diversidade, que procura criar condições favorecedoras do desenvolvimento para todos os alunos, sejam quais forem as suas características individuais eambientais.
Os candidatos às mobilidades pretendem desenvolver/aumentar competências psicopedagógicas, permitindo desta forma uma maior realização profissional. Assim, através da aquisição de métodos de ensino inovadores, resultará uma maior valorização do processo ensino-aprendizagem, de forma a promover a integração dos alunos com necessidades especiais.
A abordagem aos sistemas educativos implementados, a forma como as atividades são realizadas nas diferentes oficinas, a forma como o currículo pode ser adaptado de forma a prestar um maior apoio aos alunos com necessidades especiais, facilitando a sua integração na comunidade escolar e comunidade envolvente, afastando de comportamentos desviantes, vencendo preconceitos valorizando, assim, o que cada aluno pode ser.
Paralelamente, pretendemos que os participantes possam apoiar a implementação e o desenvolvimento de projetos, criando no Agrupamento uma política escolar de internacionalização, especialmente junto dos alunos a consciência e construção de uma identidade de cidadão europeu.