A realização das obras na EM 543 – troço 1, com início previsto para o dia 21 de setembro de 2026 (segunda feira), implicará alterações à circulação rodoviária, afetando também o normal funcionamento dos serviços públicos de transporte de passageiros, linhas TUBA, entre as 09h00 e as 18h00.
As linhas TUBA afetadas serão:
M30 > Barcelos – Panque, via Lijó e Campo
M66 > São Julião de Freixo – Alvito São Pedro (Didálvi), via Balugães, Cossourado e Aguiar
M68 > Barcelos – Alvito São Pedro (Didálvi), via Vila Boa e Lijó (igreja)
M71 > Vila Boa – Lijó EBSVT, via Carapeços (Arieira), Campo e Lijó (Mosqueiro)
M72 > Tamel Santa Leocádia – Lijó EBSVT, via Carapeços (Igreja) e Silva (Zona Industrial)
M73 > Aguiar – Lijó EBSVT, via Aborim, Carapeços e Campo
M74 > Balugães – Lijó EBSVT, via Cossourado, campo e Alvito São Martinho
M76 > Couto (Crestes) – Lijó EBSVT, via Campo
Urge, portanto, a necessidade de precaver desvios de itinerários alternativos para as linhas descritas, que serão executados durante o decorrer da obra nos serviços efetuados em horários a partir das 09h00 e até ás18h00.
Abaixo poderá ver os desvios de itinerários por linha bem como a localização das paragens provisórias a instalar ao longo do percurso alternativo para tomada e largada de passageiros de modo a criar o menor impacto possível.
Chama-se especial atenção para a linha M71. Nesta linha o desvio de itinerário alternativo far-se-á em duas fases.
Na fase 1, o desvio principal adotado será o indicado com a linha amarela.
Na fase 2, quando a obra ocorrer no troço entre o Cruzeiro da Igreja e o entroncamento da EM543 com a Rua da Retorta (assinalado na cor preta) o desvio de itinerário adotado será o indicado com a linha cor rosa. Durante os trabalhos desta fase 2, todas as paragens ao longo da EM 543, Rua da Retorta e EN 306 ficarão por servir nesta linha.
Trata-se de uma intervenção de mais de 3Km e, por isso, o Município de Barcelos pede a colaboração e compreensão de todos para algum transtorno causado.